quinta-feira, 10 de março de 2011

Os 10 lançamentos Tecnológicos mais esperados em 2011


2011 será um bom ano para os gadgets. Haverá lançamentos importantes, que há muito tempo são aguardados pelos fãs de tecnologia – com direito a uma ou outra surpresa revolucionária.

10 – TV de OLED – e grande
As telas com a tecnologia OLED (Organic Light-Emitting Diode) são muito melhores do que qualquer LCD ou plasma. Um dia, elas irão dominar o mercado. E essa virada começa em 2011, com o lançamento comercial da primeira TV OLED de tela grande. Ela terá generosas 55 polegadas – quase 4 vezes mais do que as minúsculas OLED atuais (que mal servem como monitor de portaria). Será lançada por Samsung, LG ou Sony, e vai custar uma fortuna. Mas será o começo de uma nova era.



9 – PlayStation Phone
Quase todo mundo gosta de jogar um joguinho no celular de vez em quando. Mas Fruit Ninja e Angry Birds não são Super Mario: os games no celular ainda não atingiram o grau de sofisticação e força cultural que podem, e merecem, ter. Quem sabe com este aparelho, que está sendo desenvolvido pela Sony Ericsson e pode fazer pelos celulares o que o PlayStation fez pelos consoles de mesa. Ele terá um gamepad de verdade, como nos videogames de verdade. E promete jogos à altura.


8 – HP Palm Tablet
A Palm estava morrendo. Aí, contratou alguns dos melhores engenheiros da Apple e criou um celular que estava a frente de seu tempo: o Palm Pre, cheio de funções que acabaram sendo copiadas pelo iPhone e pelo Android. Agora pertencente à HP, a pequena Palm está cheia de dinheiro e entusiasmo para tocar seu novo projeto – um tablet baseado no sistema operacional WebOS (o mesmo do Pre), que pode provocar uma virada no mercado. Ele só tem um obstáculo. O…

7 – iPad 2
Será mais leve. Terá duas câmeras, uma para fotos e outra para videoconferência. E sua tela será melhor. Talvez, incrivelmente melhor: para colocar a tecnologia Retina Display no iPad 2, que é o que todo mundo espera, a Apple terá de produzir uma tela com 4,9 milhões de pixels de resolução – o dobro de uma televisão Full HD, na pequena tela do iPad. Será que é possível? Se for, haverá uma avalanche de donos de iPad “1″ vendendo seus aparelhos usados no MercadoLivre.


6 – O tablet de R$ 500
Já existem tablets, como o Galaxy Tab, baseados no sistema operacional Android. Mas são aparelhos caros e prematuros – o Google ainda não adaptou o Android para uso em tablets. Em 2011, isso vai acontecer: e as marcas xing-ling vão inundar o mercado com tablets de baixo custo, rodando o novo sistema Android 3.0 (Honeycomb), com touchscreen capacitivo e preço bem acessível. Todo mundo vai ter um.


5 – Windows 8
Depois do desastre que foi o Windows Vista, a Microsoft reencontrou o caminho no Windows 7, um ótimo sistema operacional. No Windows 8, ela tentará dar o pulo definitivo – e extinguir de vez a possibilidade de vírus e pau no computador. Graças a tecnologias de virtualização e computação em nuvem, o novo Windows será essencialmente indestrutível. Se essa promessa se confirmar, ele terá ultrapassado tecnologicamente o Mac. Um momento histórico.


4 – Kindle Color
Os tablets têm um problema crônico: não são bons para ler livros, pois a luz da tela acaba machucando os olhos. A solução para isso é a tecnologia de papel eletrônico, presente no Kindle. Só que ela é lenta e preto-e-branco, ou seja, não serve para as outras funções típicas de um tablet (navegar na internet, ver vídeos etc). Mas a empresa E-ink, fabricante das telas de papel eletrônico, já tem um protótipo que resolve tudo isso. Ele deve chegar ao mercado em 2011. E matar o livro.



3 – Nintendo 3DS
Ver filmes e games em 3D é superlegal. Usar óculos 3D, não: depois de um certo tempo, incomoda e cansa mesmo. Mas o novo console portátil da Nintendo vai acabar com esse problema: será o primeiro produto de massa a usar o sistema de tela autoestereoscópica, que foi inventada pela Sharp e gera imagens 3D sem nenhum tipo de óculos. O Nintendo 3DS será uma revolução. Até quem não liga pra consoles portáteis (ou pra games) terá um.


2 – iPhone 5
Ele vai corrigir os problemas de antena do iPhone 4. Mas sua principal novidade deverá ser outra. Ao que tudo indica, o novo iPhone terá um chip do tipo Near Field Contact (NFC), e por isso poderá ser usado como meio de pagamento numa infinidade de situações – como crachá de empresa, bilhete de ônibus, cartão de crédito, ingresso de show etc. Finalmente, o celular vai tomar o lugar do dinheiro. E você não precisará mais carregar a sua carteira


1 – Wii HD
O Wii mudou o mundo, mas continua na era da baixa definição: é o único dos consoles de videogame da atual geração que não produz imagens em HD. Em novembro de 2011, a Nintendo deve comemorar os 5 anos do lançamento do Wii apresentando a nova versão dele. Que além de gráficos (bem) melhorados, também deverá trazer uma grande inovação na maneira de jogar – virá com um headset que lê as suas ondas cerebrais.




Nenhum comentário: