quinta-feira, 10 de março de 2011

Arte de rua ganha "museu" virtual colaborativo


Peço licença para deixar de lado o Carnaval e o badalado lançamento do iPad 2, realizado hoje pelo manda-chuva pop da Apple, Steve Jobs, para divulgar um projeto um tanto underground.

O Street Art View, um museu virtual de arte de rua criado pela Red Bull, não chama tanto a atenção da mídia como a segunda geração do tablet de maior sucesso no planeta, mas no quesito inovação também leva nota máxima.


Página inicial do Street Art View

O projeto, que usa o Google Street View como base, permite a exposição do trabalho de artistas dos quatro cantos do mundo. Não deixa de fora, naturalmente, nomes importantes do cenário mundial como o polêmico Banksy (Inglaterra) e Os Gêmeos, dupla brasileira com trabalhos expostos na Europa e nos EUA.

Obra do artista de rua inglês Banksy
Lançado com 50 obras catalogadas, o site conta hoje, duas semanas depois, com mais de 4.300 imagens. O rápido crescimento é fruto da colaboração de internautas do mundo inteiro. Bem ao estilo Wikipédia, qualquer um pode adicionar um novo ponto no mapa. É possível também compartilhar com os amigos por Facebook ou Twitter.

No Brasil já é possível "visitar" 692 trabalhos na área coberta pelo Street View (SP, RJ e MG). A maioria fica em São Paulo: 507. À medida que o serviço de mapas do Google evoluir por aqui, o número vai crescer muito mais. Essa é a tendência na era da inteligência coletiva, em que o pop e ounderground ocupam o mesmo lugar no espaço.

Nenhum comentário: