sábado, 12 de março de 2011

Lente de contato, agora, só com receita médica


Acidentes relacionados ao uso incorreto das lentes aumentam e Conselho Federal de Medicina muda as regras para a compra

Indicação de lente de contato tem de ser feita por médico
Dois em cada dez usuários apresentam complicações oculares por conta do mau uso de lentes

Agora, a compra de lentes de contato tem de ser feita somente com recomendação médica específica. Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicada semana passada determina que a indicação, a adaptação, exames complementares e o controle das lentes sejam atividades exclusivas da categoria.

A resolução foi feita depois de o conselho receber o relato do aumento de acidentes relacionados ao uso incorreto do produto, vendido muitas vezes em óticas sem recomendação do oftalmologista. "Não basta a indicação do grau. É preciso que exames sejam realizados para verificar se não há impedimento para o uso do produto", afirma Desiré Callegari, secretário do CFM.

Integrante do Departamento de Oftalmologia da Associação Médica Brasileira, Noé Luiz Demarchi afirma que o uso de lentes de contato nos últimos anos se vulgarizou. "A lente é extremamente útil. Mas precisa ser cercada de uma série de cuidados. Em muitos locais, bastava que o paciente fornecesse o grau e modelo da lente para que o produto fosse confeccionado."

O uso incorreto pode provocar irritações, inflamações e até mesmo danos irreversíveis à córnea. Segundo levantamento realizado por Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier, dois em cada dez usuários apresentam complicações oculares por conta do mau uso de lentes. Entre os principais problemas, está o uso abusivo, quando a pessoa utiliza o produto por mais tempo que deveria ou após o prazo de validade, alergias, contaminação por manutenção e armazenamento inadequado.
Ainda de acordo com Leôncio, uma em cada quatro adaptações são feitas sem supervisão médica, sendo que a maioria ocorre no caso de pessoas que usam lentes com fins estéticos, para trocar a cor dos olhos. "Quando não são bem orientadas, as pessoas estão mais expostas a esses riscos", diz Leôncio.

Agradecimento: Veja

Nenhum comentário: