quinta-feira, 10 de março de 2011

Quem já não tentou imaginar como seria o mundo se pudessemos ver o sinal das redes sem fio


?
Certamente veríamos milhares de dados passando por dentro de objetos e interagindo entre nós, agora imagine que o sinal das redes sem fio fosse visível, que fosse possível ver a intensidade da Internet nos pontos do espaço, gerando texturas tridimensionais.
Este é o objetivo do projeto yourban.no, chamado Immaterials, o pessoal tentou registrar o processo de construção de leds que são iluminados proporcionalmente à força do sinal sem fio existente em um ponto determinado, utilizaram um ponto e saíram receptando sinais ao redor da cidade, e copiaram o efeito no vídeo, para exemplificar como seria.
O que achei mais interessante é que os leds acendem ao interceptar o sinal, se existissem luzes pelo menos a cada metro quadrado teríamos um verdadeiro céu estrelado de pontos luminosos enquanto seu roteador estivesse ligado!
“A cidade está cheia de uma paisagem invisível de redes cada vez mais entrelaçadas na vida diária. Redes Wi-Fi e de telefones celulares cada vez mais sofisticadas estão começando a influenciar a forma como os ambientes urbanos são entendidos. Queremos explorar e revelar o que o terrenoimaterial do Wi-Fi parece e como ele se relaciona com a cidade”. Diz o site…
Primeiro assista ao vídeo do projeto
Immaterials: Light painting WiFi from Timo on Vimeo.

Agora, você pode ver as fotos do resultado no flickr… Não sabemos se seria exatamente assim mas o pessoal conseguiu exemplificar de uma maneira bem aproximada o resultado de milhares de dados cruzando um espaço para se comunicar com um outro ponto.
Afinal, hoje em dia quase todo mundo usa roteadores sem fio para ligar seu notebook, e outros dispositivos a internet sem fio.

Nenhum comentário: