quarta-feira, 9 de março de 2011

Mitos e verdades sobre os xampus



Há uma infinidade de xampus à disposição do consumidor
São tantas opções na prateleira, que sobram argumentos na hora da compra.

Xampu sem sal promete agredir menos os fios. Mas isso é mito ou verdade? 
“Ser sem sal é impossível a um xampu. Até porque eles são essenciais a qualquer formulação de xampu. Eles promovem espuma, eles fazem a lavagem do couro cabeludo e dão a consistência ao xampu”, diz Kaline Braga, farmacêutica industrial."


Os produtos que são xampu e condicionador ao mesmo tempo funcionam?


“É uma opção boa a se utilizar, mas não é tão eficaz quanto se utilizar um xampu isoladamente do condicionador”, comenta a farmacêutica."


Além de levar em conta o tipo de cabelo, a escolha do xampu também deve ser definida pelas condições a que ele é exposto no dia-a-dia. Como, por exemplo, se for submetido a tratamento químico como alisamento ou tintura.


A dermatologista Sunny Martins tira algumas dúvidas.


Tem problema lavar o cabelo a noite?
“Se você lava o cabelo à noite e na sequência faz uma secagem do couro cabeludo e da fibra capilar, não tem problema. O que tem problema é só você passa mais de 20 ou 30 minutos com o couro cabeludo molhado, o que pode gerar caspa.”


Quem já alisou os fios, deve diminuir a frequência de lavagem? 
“A lavagem é imprescindível, super necessária. Tem gente que lava o cabelo só uma vez por semana. É importante que tenha a mesma conduta de lavar o cabelo em dias alternados ou pelo menos a cada três dias. O que tem que fazer não é deixar de lavar, mas tentar nutrir ainda mais esse cabelo intrinsecamente.”


Os dermatologistas dizem que a água morna ajuda a retirar mais a sujeira dos cabelos. Mas não pode ser muito quente porque resseca.

Agradecimento: Amor Versão Rap

Nenhum comentário: