quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Curiosidades. Hoje: Friends.

A canção tema "I´ll be there for you", composta especialmente para a série por Michael Skloff e Allee Willis para o grupo The Rembrandts. Muitos fãs tiveram que comprar o álbum inteiro da banda porque inicialmente a canção não estava disponível em single. Um ano mais tarde, em 1995, o single foi editado, alcançando o primeiro lugar nas paradas britânicas e 17º na Billboard nos Estados Unidos.

A série foi toda filmada em Nova Iorque, com eventuais saídas a Barbados, Londres, Las Vegas, tulsa, etc., mas os cenários mais comuns utilizados passavam-se nos apartamentos de Joey, Monica, Phoebe e Ross e também no Central Perk onde localizava a cafeteria, lugar onde ocorriam as imprescindíveis reunião dos todos os capítulos do seriado.

A maioria dos locais externos que apareciam na série ficavam num bairro de Nova Iorque chamado de Greenwich Village. Os novaiorquinos chamam este bairro carinhosamente de "The Village". É um bairro boêmio, de escritores e artistas e também visitados por muitos jovens, devido estar próximo da New York University. A animação nas noites nos cafés vão até altas horas da madrugada. A série obteve muitos prêmios entre os quais os prêmios Emmy, Globo de Ouro, People´s Choice Awards, Screen Actors Guild Awards, entre outros.


Após o encerramento da série Matt Le Blanc (Joey) continuou a saga de Friends sozinho num spin-off que levava o nome de seu personagem, Joey. Nesta série, ele consegue alguma coisa em Hollywood, e vai morar perto de sua irmã e seu sobrinho. A série foi encerrado em 7 de março de 2006. Friends é sem dúvida um dos maiores êxitos da história da televisão mundial, tanto que ao fim da décima temporada, cada um dos atores recebia U$ 1,000,000 por episódio, totalizando aproximadamente 18 milhões de dólares para cada um dos 6 atores principais na última temporada.

Somente com propagando nos intervalos do episódio final, o que atraiu uma audiência de mais de 52 milhões de espectadores, custaram em média U$ 2,000,000 a cada trinta segundos, nos Estados Unidos e cerca de CAD$ 190,000 no Canadá. O show focou-se na vida do sexteto principal, e foi um dos únicos sitcoms até hoje a não ter um único personagem central, dividindo as histórias entre cada um deles. Por mais que em certo episódio um ou outro tivesse mais foco em um deles, ao longo da série todos eles tiveram a chance de brilhar.

Como por exemplo com a gravidez de Phoebe (4ª/5ª temporada); Joey com suas intermináveis aparições em filmes e novelas, até sua dolorida paixão por Rachel; Chandler com seus impériplos amorosos até seu casamento com Monica; Ross com seus três casamentos e amores fugazes; Monica com sua insistente tentativa de tornar-se uma chef de sucesso, e a constante abordagem do seu temperamento “único”; e também Rachel, que ao longo da série formou com Ross o casal mais recorrente, terminando ao lado dele depois de dez longos anos.

O seriado não explodiu em termos de audiência imediatamente, mas já na segunda temporada tornou-se um dos programas mais vistos dos EUA. De acordo com os atores, e até mesmo os criadores (em seus comentários em DVD) dizem que já na 4ª temporada a série estava no topo da cultura pop, a ponto de todos temerem pelo futuro, tal era a superexposição do elenco, aparecendo em centenas de capas de revistas de todo o mundo. Contudo, o sucesso continuou perene, e na temporada 2001-2002, Friends foi o programa mais assistido da televisão americana (Fonte: Nielsen).

A fonte do sucesso, segundo os próprios atores e criadores, foi a união indiscutível, não havendo, que se conheça, qualquer guerra de egos, ou desentendimentos entre os atores com a produção e a NBC. Com relação aos astronômicos salários, é sabido que Lisa Kudrow foi a líder inconteste das negociações, chegando a afirmar que unidos eles eram mais fortes.

O episódio final da série, com 66 minutos de duração, foi classificado pelo Entertainement Tonight como o maior momento na TV dos EUA em 2004, e foi o segundo programa mais visto daquele ano naquele país, perdendo apenas para o Super Bowl. Contudo, não foi mais visto que outros fins de séries famosas como M*A*S*H (106 milhões de espectadores), Cheers (80.4 milhões) ou Seinfeld (76.3 milhões).

Nem mesmo foi o episódio mais assistido da história da série, pois esse recorde pertence ao episódio "Aquele depois do Superbowl", que foi ao ar em 28 de Janeiro de 1996, e atraiu 52,9 milhões de espectadores. Esse episódio teve participações especiais de astros como Julia Roberts e Jean-Claude Van Damme. Contudo durante a temporada de 2001-2002, Friends foi o programa mais assistido nos EUA de acordo com a Nielsen Ratings.

No Brasil, Friends possui grande audiência, apesar de ter sido exibido durante sua produção apenas por canais fechados (Sony e Warner Channel; neste último é exibido até hoje (2006), em horário nobre: todos os dias às 19h30). Na TV aberta, já foi exibido por duas emissoras: pela Rede TV! no ano 2000 e pelo SBT em 2004 e novamente em 2006. A Rede TV! exibiu apenas as 2 primeiras temporadas e não houve muito sucesso na versão dublada. O SBT, que também passava a versão dublada, chegou a exibir o programa: nas manhãs de domingo, nas tardes de segunda à sexta e nas noites de quarta; só passou até a terceira temporada. Sem muito sucesso também.



Nenhum comentário: